segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

APRENDE A DESCODIFICAR O TEU MUNDO

VISITA DE ESCRITOR


No âmbito das comemorações do mês das Bibliotecas Escolares, o CESC teve a honra, o prazer e alegria, de receber o escritor João Cidade, pseudónimo de Alcino Monteiro, nascido na freguesia de São Cipriano, a 17 de Agosto de 1956, mas residente em Vila Nova de Famalicão desde 1971.


Neste encontro, o autor, partilhou a sua experiência como leitor, e de como os livros mudaram a sua vida. Pois aos 14 anos, depois de ter feito a “escola primária”, ou seja, depois de ter aprendido a ler e a escrever, depois de a sua curiosidade e imaginação ter despertado, e ter ganho a capacidade de sonhar, partiu em busca de uma vida melhor. Uma vida melhor, que considerava só ser possível numa grande cidade.


Falou também da obra Várzea Formosa – A cidade sonhada (obra bibliográfica), que relata a história de um rapaz da aldeia, que teve conhecimento de outro mundo através da leitura do 1º Primeiro de Janeiro (jornal da cidade do Porto), de alguns livros a que teve acesso, e do convívio com uma menina da cidade, o que o levou a sonhar em ir viver para uma grande cidade, em querer conhecer outro “mundo”, ver novas coisas, conhecer novas pessoas e sentir outras emoções.
De salientar, o fato de as ilustrações do livros serem de António Caseiro Cabral, um filho adotivo da freguesia de S. Cipriano.

Por fim, referiu a importância dos livros na formação e desenvolvimento do indivíduo, dos seus ensinamentos úteis para a vida, e do poder que estes têm na abertura do pensamento para o entendimento do mundo, para o sonho e para a vida. E sugeriu aos alunos que lessem muito, pois como escreveu Pablo Neruda, “Livro, quando te fecho abro a vida.!

Foi para nós, Centro Escolar, um privilégio esta partilha. Perceber que “ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer novos mundos e ideias”, e que a biblioteca “é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim”. Obrigada!


(Caso pretendam comprar o livro, podem entrar em contato com a BE do CESC)







Sem comentários:

Enviar um comentário