A partir de alguns
exercícios de escrita criativa foi solicitado aos alunos do 2º, 3º
e 4º anos que se aventurassem pelo mundo da poesia.
Sendo esta forma de
escrita possuidora de extensão variável e de temática variada, em
que há enredo e ação, mas descrita com uma linguagem que emociona
e sensibiliza o leitor, houve algumas dificuldades em escolher o tema
e em sentir o que escrever de modo a atingir os objetivos da poesia.
Mas lá diz o ditado a
"prática faz o mestre", e mesmo à primeira conseguiram-se
alguns bons exemplos.
2º Ano
A Primavera
A primavera é bonita
porque tem muitas flores.
Ela é toda catita
enche os campos de cores.
Eu gosto muito dela
porque fica florida.
Vêm as andorinhas e as cegonhas
Ah! Que alegria!
Mariana Cardoso Pereira
3º Ano
LINCE-IBÉRICO
O lince-ibérico
vive na Guarda.
Está a desaparecer
e não come cana.
Eles vão morrer.
Já não há mais tempo.
Não sei porque se "evaporam",
mas não é pelo vento.
Têm de se juntar,
o libnce fêmea e o macho,
para mais se criar.
De orelhas peludas e bicudas.
São gatos selvagens.
Maiores do que os da minha prima,
ninguém imagina!
Gostam de comer coelhos-bravos,
para encher a barriga,
e ficam logos satisfeitos,
tendo energia para todo o dia.
Eles estão a desaparecer
porque já não têm de comer.
É pena isto acontecer,
porque são lindos de morrer!
Beatriz Rodrigues
SC1
4º Ano
A NATUREZA
Na natureza há
água,
água com fartura,
liberdade e
harmonia,
quer seja noite ou
dia.
Bela é a paisagem,
que se vê à janela
com um ar
triunfante.
E as pessoas
sentadas no banco,
com o seu lindo
riso,
olham com orgulho
as crianças a
brincar.
Mas que maravilha é
a natureza,
que dá vontade de
amar.
As crianças e as
pessoas ufanas,
brindam felizes à
fertilidade da Mãe-Natureza
inspirados pela sua
beleza
lutam pela sua
preservação.
Patrícia SC2
Sem comentários:
Enviar um comentário