sexta-feira, 23 de junho de 2017

Plasticologia Marinha

No dia 9 de junho de 2017, o biólogo marinho Dr. Ricardo, do Oceanário de Lisboa, veio falar-nos da Plasticologia Marinha.
Inicialmente, mostrou-nos imagens para descobrimos uma praia limpa. Ninguém acertou pois pareciam estar limpas mas, na realidade, não estavam.
De seguida, apresentou-nos alguns objetos que tinha encontrado na praia tal como ovos de tubarão e um iogurte vazio.
Alguns momentos depois realizamos jogos. Um deles era tirar lixo de uma caixa com areia e o outro era pescar, com uma pequena rede, as missangas verdes misturadas com outras de várias cores. Este último foi difícil e percebemos que as verdes correspondiam à comida saudável para os peixes e as coloridas ao lixo existente no oceano.
A seguir, explicou-nos que os produtos de higiene eram feitos com plástico e disse-nos como podíamos descobrir nas embalagens se continham plástico ou não.
Este alertou-nos para o perigo dos balões que são prejudiciais tanto no solo como no ar. Contou-nos uma curiosidade: um balão de hélio se rebentar pode matar cerca de cem andorinhas. Também referiu que o lixo mais encontrado na praia é beatas dos cigarros, cotonetes, rolhas de plástico e de vidro.
A certa altura, o Dr. Ricardo apresentou-nos alguns animais em peluche que corresponde aos animais que existem no Oceanário de Lisboa tais como: tartarugas, pinguim-papagaio, peixe-lua e lontra. Estes ingerem grandes quantidades de plástico encontradas nos oceanos provocando a sua extinção.
Ficamos, na nossa mente, com a imagem da ilha de plástico onde um menino foi resgatado por um helicóptero.
Por fim, agradecemos-lhe por termos aprendido tanta coisa importante e sabemos que para protegermos o nosso planeta é preciso reciclar.

"Reciclar e´proteger para melhor viver."

Desenho no Paint – Tiago e Tomás – 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário