Ao
longo do ano, todo o trabalho experimental desenrolou-se com a
preocupação de desenvolver experiências, tarefas e materiais
pedagógicos no domínio científico e que fossem apreciadas pelos
alunos, de forma a promover o gosto pela ciência e a necessidade de
uma postura rigorosa e crítica aos diferentes fenómenos.
Para
cada tema, fez-se uma sequência de atividades com várias questões-
problema. Para cada questão, foi elaborada uma ficha de registo
contendo os vários passos. As fichas de registo foram construídas
para desenvolver a sua competência de planear (o que vamos mudar; o
que vamos observar; o que vamos manter; o que e como vamos fazer…),
encorajando os alunos a encontrar resposta para as suas ideias
através da experimentação.
A
avaliação das aprendizagens foi feita através de exercícios
(questões) e de textos (reflexão sobre o que fizeram, sobre o
processo de cada tarefa) conforme se iam realizando as atividades
experimentais. O objetivo do texto escrito era fazer com que o aluno
refletisse sobre o que fez.
As atividades foram sugestivas e promoveram o estímulo e a
participação dos alunos que se envolveram bastante, existindo uma
interação positiva entre eles. Contribuíram para a aprendizagem e
desenvolvimento das competências técnicas e, também, para a
utilização de novo vocabulário.
Tema:
Sementes; germinação e
crescimento
Questão-problema/Resultados
observados:
Como
se podem agrupar sementes diversas?
Podemos
agrupar as sementes pela cor, tamanho, forma, textura…
Como
se comportam sementes diversas quando colocadas em água?
As
sementes colocadas em água podem aumentar de volume, ficar
enrugadas, amolecer, mudar de cor ou ficar iguais.
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