segunda-feira, 26 de março de 2018

SEMANA DA LEITURA


1º DIA

Demos início à Semana da Leitura recebendo a escritora Palmira Martins, que nasceu em 1956 em Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira.
Pessoa simples e comunicativa, apresentou três dos seus livros, não sem antes ter sido brindada com a declamação de algumas quadras da obra "Aventura no Abecedário", com a dramatização do texto "Discussão do cesto da fruta", da obra "Conversas de Capoeira", pelos alunos do pré escolar e com uma canção, com letra adaptada da obra "O Grilinho Tenor", com música do prof. Carlos.


2º DIA


O segundo dia foi dedicado à Feira do Livro, com a realização de visitas e da hora do conto, por todas as turmas.









O segundo ano apresentou ainda uma dramatização, para o primeiro ciclo, do texto "Encontro de Heróis", que começa dizendo: "Tanta loucura e violência na nossa televisão faz perder a paciência e doer o coração. Coisas de crescidos, é verdade, continuam esquecidos os da minha idade. Preciso de um amigo que oiça o que eu digo, que fale comigo – preciso de um livro. Para ler e, depois, aprender com os seus heróis. Num livro pode estar um talismã, capaz de ajudar os homens de amanhã."


















E por fim, o 1º ano apresentou para o pré-escolar, a dramatização de "A Branca de Neve e os 7 anões".
























3º DIA

Sendo este, o dia da Floresta e da Poesia, engrandecemos o nosso pomar com a plantação de árvores de fruto, e produzimos algumas histórias relacionadas com essas mesmas árvores.










O pré-escolar fez ainda, aproveitando o belo dia de primavera, uma caminhada, distribuindo flores de papel com quadras ou poesias escritas pelos nossos alunos.









O 3.º ano realizou ainda uma visita ao Centro de Dia de S. Romão, onde apresentou para os idosos "A história do Coelho Pardinho que ficou sem rabo", leu as poesias por eles escritas sobre a Natureza, e ofereceu flores e postais de Feliz Páscoa.


















4º DIA

Este foi um dia diferente. Pois deslocamo-nos ao auditório para VER uma história. Foi uma tarde de cinema com o filme "Como treinar o seu dragão", acompanhado com pipocas.
Não sem antes os alunos do 4.º ano terem lido algumas histórias para as restantes turmas.







5º DIA

Aproveitando a tradição da caça ao ovo da Páscoa, as professores de inglês, Andreia e Sofia, realizaram uma caça à história, com todos as turmas do primeiro ciclo.


Infelizmente o tempo não nos permitiu levar o Teatro à rua, mas ele aconteceu na mesma dentro de portas.
Assim, o 4.º ano apresentou a peça "O Zé das Moscas", de António Torrado, na sala de convívio do CESC, pudemos ainda ouvir alguns poemas cantados por grandes vozes portuguesas, e depois partilhamos uma merenda no refeitório com o tradicional pão da Páscoa.










Foi assim que o CESC festejou a Semana da Leitura, promovendo um diálogo entre as artes e um espaço de encontro onde pudemos desenvolver a criatividade e a imaginação, ao mesmo tempo que incentivamos toda a comunidade educativa para a importância da leitura e da escrita, no desenvolvimento do individuo de uma forma integral, e por consequência, de uma sociedade mais participativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário