sexta-feira, 18 de maio de 2018

DIA DA CIDADANIA NAS ESCOLAS - 19 DE MAIO


O que é Cidadania:


Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.
A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da sua cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
E nós, sendo escola, temos essa missão, esse objetivo, de debater temas como a liberdade, responsabilidade, direitos e deveres.
E não há melhor forma de aprender do que aprender-fazendo.
Exemplo: todos temos o direito e a liberdade de usufruir de espaços públicos, para brincar, conhecer ou simplesmente descontrair. Mas por consequência, todos temos a responsabilidade e o dever de deixar esses mesmos espaços limpos ou, no mínimo, como os encontramos.
Assim, os alunos do 4.º ano foram incentivados a fazer uma limpeza/recolha de lixo no recinto onde comemoraram o dia da Família.
Viver em sociedade tem o que se lhe diga.











Sem comentários:

Enviar um comentário