sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LIVRO DA SEMANA - 26 de Fevereiro a 2 de Março



Escritora e pedagoga portuguesa, de seu nome completo Matilde Rosa Lopes de Araújo, nascida em 1921, em Lisboa. Tendo feito os seus estudos liceais com professores particulares, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1945.

Tendo iniciado a sua vida literária ainda no tempo da frequência universitária, Matilde Rosa Araújo colaborou abundantemente em várias publicações periódicas ao longo das décadas seguintes. Por outro lado, o conjunto dos seus livros (de poesia e narrativa) constitui um dos mais significativos trabalhos de sempre da literatura portuguesa para e sobre a infância e a juventude. De entre as cerca de três dezenas de títulos publicados, merecem destaque, pela fina sensibilidade que revelam à vivência da infância, obras como O Livro da Tila (1957), O Palhaço Verde (1962), História de um Rapaz (1963), O Reino das Sete Pontas (1974), A Velha do Bosque(1983) e, de 1994, As Fadas Verdes e O Chão e a Estrela.

Este é um livro de poesia de Matilde Rosa Araújo centrado na Natureza, na sua beleza e transformação.

A Natureza é habitada por criaturas delicadas e cheias de vida, como a garça, a borboleta ou o rosmaninho, a romã, as flores do jacarandá. Essas criaturas são as Fadas Verdes, e são elas que nos falam de sentimentos e de vivências de uma forma original.

O Desafio que lançamos é que pela natureza façam um passeio e que, com os 5 sentidos bem apurados, observem e registem as sensações, as visões, os sentimentos....
E que depois transformem isso num poema.

Sem comentários:

Enviar um comentário