Ao
longo do ano, todo o trabalho experimental desenrolou-se com a
preocupação de desenvolver experiências, tarefas e materiais
pedagógicos no domínio científico e que fossem apreciadas pelos
alunos, de forma a promover o gosto pela ciência e a necessidade de
uma postura rigorosa e crítica aos diferentes fenómenos.
Para
cada tema, fez-se uma sequência de atividades com várias questões-
problema. Para cada questão, foi elaborada uma ficha de registo
contendo os vários passos. As fichas de registo foram construídas
para desenvolver a sua competência de planear (o que vamos mudar; o
que vamos observar; o que vamos manter; o que e como vamos fazer…),
encorajando os alunos a encontrar resposta para as suas ideias
através da experimentação.
A
avaliação das aprendizagens foi feita através de exercícios
(questões) e de textos (reflexão sobre o que fizeram, sobre o
processo de cada tarefa) conforme se iam realizando as atividades
experimentais. O objetivo do texto escrito era fazer com que o aluno
refletisse sobre o que fez.
As atividades foram sugestivas e promoveram o estímulo e a
participação dos alunos que se envolveram bastante, existindo uma
interação positiva entre eles. Contribuíram para a aprendizagem e
desenvolvimento das competências técnicas e, também, para a
utilização de novo vocabulário.
Tema:
Sementes; germinação e
crescimento
Questão-problema/Resultados
observados:
Como
se podem agrupar sementes diversas?
Podemos
agrupar as sementes pela cor, tamanho, forma, textura…
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Como
se comportam sementes diversas quando colocadas em água?
As
sementes colocadas em água podem aumentar de volume, ficar
enrugadas, amolecer, mudar de cor ou ficar iguais.
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