terça-feira, 24 de maio de 2016

Ciências experimentais (CESC)


Ao longo do ano, todo o trabalho experimental desenrolou-se com a preocupação de desenvolver experiências, tarefas e materiais pedagógicos no domínio científico e que fossem apreciadas pelos alunos, de forma a promover o gosto pela ciência e a necessidade de uma postura rigorosa e crítica aos diferentes fenómenos.

Para cada tema, fez-se uma sequência de atividades com várias questões- problema. Para cada questão, foi elaborada uma ficha de registo contendo os vários passos. As fichas de registo foram construídas para desenvolver a sua competência de planear (o que vamos mudar; o que vamos observar; o que vamos manter; o que e como vamos fazer…), encorajando os alunos a encontrar resposta para as suas ideias através da experimentação.

A avaliação das aprendizagens foi feita através de exercícios (questões) e de textos (reflexão sobre o que fizeram, sobre o processo de cada tarefa) conforme se iam realizando as atividades experimentais. O objetivo do texto escrito era fazer com que o aluno refletisse sobre o que fez.

As atividades foram sugestivas e promoveram o estímulo e a participação dos alunos que se envolveram bastante, existindo uma interação positiva entre eles. Contribuíram para a aprendizagem e desenvolvimento das competências técnicas e, também, para a utilização de novo vocabulário.

Tema: Sementes; germinação e crescimento

Questão-problema/Resultados observados:

Como se podem agrupar sementes diversas?

Podemos agrupar as sementes pela cor, tamanho, forma, textura…
 
 
 
 













Como se comportam sementes diversas quando colocadas em água?

As sementes colocadas em água podem aumentar de volume, ficar enrugadas, amolecer, mudar de cor ou ficar iguais.
 

 




O que acontece às sementes depois de terem sido colocadas em água?

Depois de colocadas em água as sementes germinam: rebenta o tegumento, aparece o embrião, aparecem a radícula e o caulículo, crescem o caule e a raiz, nascem as primeiras folhas...






SC2
 


Sem comentários:

Enviar um comentário