terça-feira, 8 de março de 2016

NEVE NA ALDEIA

Nas nossas aldeias, que se situam na parte mais alta do nosso concelho (Feirão e Panchorra), neva porque estão localizadas na Serra de Montemuro. Isto acontece, geralmente, no inverno.
A neve é branquinha, fria e fofa como o algodão. Quando ela cai há coisas boas e coisas menos boas.
É muito divertido brincar com ela. Podemos fazer bonecos, castelos, anjinhos, escorregar e atirar com bolas de neve uns aos outros - batalhas de neve. Adorávamos fazer snowboard e esqui mas, ainda não é possível nas nossas aldeias.
O piso fica muito perigoso, os carros não conseguem transitar, ficamos sem luz, os animais não podem pastar e não podemos ir à escola, que tanto gostamos.
O limpa-neves remove a neve das estradas para facilitar o trânsito dos veículos e das pessoas, afastando-a para as bermas. Às vezes, quando cai em maior quantidade, temos que ser transportados para nossas casas no limpa-neves ou na carrinha da proteção civil. Nós adoramos quando isto acontece.
Só cai neve quando o ar está muitíssimo frio e há precipitação. A chuva congela e caem flocos brancos que bailam no ar.
Há muitas pessoas que visitam as nossas localidades nesta ocasião tão especial.
Há neve natural e artificial. Esta é fabricada por máquinas chamadas canhões de neve. A nossa é natural e transforma as nossas aldeias. Cobre-as com um manto branco de cristais de gelo parecendo estrelas a cair do céu.
Beatriz, Filipa, João Fontinha, Rodrigo Morais


Turma SC1 – 3º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário