quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Rota do Românico: Mosteiro de Cárquere

Nos vales do Sousa, Tâmega e Douro, ergue‐se um importante património arquitetónico de origem românica que testemunham o papel relevante que outrora este território desempenhou. Dai a necessidade de se mostrar a todos (e principalmente aos mais jovens) esta riqueza secular, que guarda lendas e histórias nascidas com a fundação de Portugal. E foi o que aconteceu no dia 4 de Fevereiro.
Os alunos do 4ºano, do Centro Escolar de São Cipriano, foram ao Mosteiro de Cárquere, numa visita guiada pelo Dr. José Augusto, Técnico Intérprete do Património da Rota do Românico.
Conheceram um dos quatro monumentos que fazem parte desta Rota e que tantas histórias encerra. Situado na encosta norte da serra de Montemuro, este edifício notabiliza‐se não apenas pelo conjunto arquitetónico e artístico, mas também pela profunda ligação aos primeiros anos da nacionalidade. Considerado local onde o pequeno infante Afonso Henriques se curou da enfermidade que sofria a pedido do seu aio Egas Moniz pela intercessão da Virgem Maria, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere é sem sombra de dúvidas uma jóia desta Rota, que passa no concelho de Resende.
Foi uma tarde bem passada e nem o frio que se fez sentir foi capaz de esmorecer o entusiasmo destes pequenos exploradores.
                                                                                                                    (Prof. Dulce Pereira)

Sem comentários:

Enviar um comentário